Ética e Inovação: Grupo Vierci implementa um Canal de Denúncias Digital, Multinacional e Regional


É gratificante destacar as empresas que lideram a mudança por meio da adoção de ferramentas tecnológicas, impulsionando uma transformação digital na ética organizacional ao implementar canais de denúncia digitais. Essas organizações definem o padrão para uma atualização digital abrangente que promove transparência e confiança em todos os seus processos.

Este é o caso do Grupo Vierci, de origem paraguaia, com presença multinacional. Sua trajetória de 57 anos de história e trabalho o posiciona como um dos grupos mais sólidos do país; no entanto, o tradicional termina aí, pois graças ao seu compromisso em integrar tecnologia em suas operações, hoje em dia são referência de liderança e inovação na região.

Para entender a magnitude deste grupo, vale mencionar que ele se destaca como o grupo empresarial mais importante do Paraguai, com mais de 100 marcas de classe mundial e presença em 8 países: Paraguai, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, Panamá, Peru e Uruguai. Em 2024, consagrou-se como o maior empregador privado do país pelo terceiro ano consecutivo, contando com uma equipe de mais de 17.410 colaboradores diretos, e seu portfólio inclui marcas nacionais e internacionais de alto nível em diversos setores, como: fast food, moda e perfumes, supermercados, indústria, imobiliário, agropecuária, mídia e financeiro, entre outros, oferecendo produtos e serviços da mais alta qualidade.

Um grupo empresarial de tal porte e complexidade necessitava de um canal de denúncias digital, moderno, intuitivo, fácil de implementar e amigável tanto para o usuário quanto para o investigador responsável.

Graças à nossa linha ética, o grupo conseguiu gerenciar de forma centralizada e eficaz as denúncias de suas mais de 40 organizações, facilitando o processo para denunciantes e gestores responsáveis, que ao terem acesso a dados reais das diferentes organizações que compõem o grupo, gerados por meio do canal de denúncias, podem desenvolver estratégias de prevenção e detecção de fraudes de forma integrada, permitindo uma resposta rápida e eficiente, e criando um ambiente de confiança para colaboradores, clientes e investidores.

Ao implementar a SHOGUN Linha Ética multiempresa, o Grupo Vierci fortaleceu o compromisso com a transparência e a ética em cada um de seus processos. Além de facilitar a detecção de irregularidades, a Linha Ética da SHOGUN foi configurada e adaptada de acordo com os processos internos do grupo, garantindo coerência e controle em suas operações transnacionais, contribuindo diretamente para a sustentabilidade e rentabilidade do conglomerado.

Na SHOGUN Monitor System, unimo-nos ao grupo na conquista de um objetivo único: “Ser um grupo empresarial rentável, maximizando os lucros para compartilhá-los com seus colaboradores e contribuir para o desenvolvimento de cada região onde estão presentes”.


A implementação da Linha Ética Digital da SHOGUN, com suas capacidades tecnológicas avançadas e personalização detalhada, obteve resultados extraordinários em favor da transparência organizacional, demonstrando como um grupo com múltiplos processos internos e externos pode se apoiar na tecnologia para avançar com segurança.


Na SHOGUN, nos orgulhamos de acompanhar o processo deste prestigiado grupo, agradecemos mais uma vez a confiança depositada desde o início e reiteramos nosso compromisso de continuar desenvolvendo ferramentas tecnológicas de alto valor que apoiem o crescimento das indústrias na América Latina.


Autor: André Barrantes
CEO e fundador da SHOGUN Monitor. Especialista em desenvolvimento de formação digital e tecnologia especializada em matéria de Prevenção de Fraude Operacional e corrupção, com clientes em mais de 20 países da América e Europa.

Andre Barrantes
LinkedIn

André Barrantes   Costa Rica

É CEO e fundador da SHOGUN Monitor, empresa líder em desenvolvimento tecnológico e inovação no âmbito de canais de denúncia digitais na América Latina. É especialista no desenvolvimento tecnológico de canais de denúncia digitais, com presença na América e Europa.

Além disso, é especialista em formação digital e tecnologia especializada em matéria de Prevenção de Fraude Operacional e corrupção. É CEO e fundador da CAPACITA, empresa líder em formação especializada em temas de Prevenção de Fraude e Auditoria, onde formam profissionais de diversos setores, como financeiro, governamental, industrial, serviços e tecnologia, em mais de 20 países da América e Europa.

Nos últimos 3 anos, suas atividades de formação registraram mais de 100 mil inscritos.

Conformidade regulatória com a linha ética SHOGUN

Diretiva Europeia de Proteção ao Denunciante

ISO 37301: Sistema de Gestão de Cumprimento

ISO 37001: Sistema de gestão anti suborno

ISO 37002: Sistema de Canal de Denúncia

Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE

Programa Corporativo Anti Fraude

COSO:Comitê de Organizações Patrocinadoras da Tradeway Commission

 

Solicite uma demonstração

Saiba como o SHOGUN pode impactar positivamente sua organização