O denunciante digital do futuro: Digitalização de linhas éticas

Em tempos de rápida aceleração digital, os hábitos dos indivíduos estão mudando de maneira abrupta. Além disso, a crise da COVID-19 acelerou a digitalização da sociedade. Muitos processos manuais, como ir à agência bancária ou pedir comida por telefone, migraram para a digitalização de plataformas web e aplicativos, onde a tecnologia se tornou algo comum em nosso cotidiano.

O processo de denúncia também está fazendo parte da digitalização, onde muitas organizações estão migrando para meios digitais para receber denúncias. As linhas éticas digitais são canais de denúncias operados por meios digitais, como tecnologias de aplicativos ou web. Seu funcionamento é totalmente digital, oferecendo uma experiência digital ao denunciante e ao investigador.

Em termos de funcionamento, o denunciante pode fazer sua denúncia por meio de um portal web ou de um aplicativo exclusivo para denúncias. Essa facilidade de acesso para fazer uma denúncia é fundamental, pois o denunciante pode fazer sua denúncia com segurança a partir de seu dispositivo móvel ou computador. Dentro de um contexto psicológico humano, o denunciante pode aproveitar o impulso do momento ao ter conhecimento de alguma irregularidade ou abuso para fazer sua denúncia de maneira rápida e segura.

As denúncias feitas vão diretamente para um centro de comando digital ou painel administrativo. Essas denúncias serão recebidas diretamente pelos investigadores responsáveis na organização. A comunicação entre o denunciante e o investigador será direta e fluída, podendo ocorrer em tempo real. Além disso, a conversa entre o denunciante e o investigador é feita com códigos, garantindo que em nenhum momento sejam obtidas informações do dispositivo onde a denúncia foi feita, assegurando o anonimato.

O denunciante receberá notificações em seu aplicativo de denúncias, semelhante a um serviço de mensagens convencional. Essa funcionalidade é fundamental para que o denunciante possa acompanhar sua denúncia sem precisar fornecer informações pessoais, como seu e-mail ou telefone, que colocariam em risco seu anonimato. Isso permitirá ao denunciante colaborar com a investigação, respondendo às consultas do investigador e anexando as provas necessárias para a investigação.

As linhas éticas digitais transformam o processo de denúncia em uma experiência digital amigável e segura para o denunciante, facilitando que denunciar se torne um hábito para a pessoa. A longo prazo, o hábito de denunciar e a ética se tornarão parte da cultura da organização.

A SHOGUN acelera a criação de uma cultura ética em sua organização, transformando o processo de denúncia de algo tedioso ou até traumático em uma experiência completamente digital e amigável.

Autor: André Barrantes
CEO e fundador da SHOGUN Monitor. É especialista em desenvolvimento de formação digital e tecnologia especializada em Prevenção de Fraude Operacional e corrupção, com clientes em mais de 20 países da América e Europa.

Andre Barrantes
LinkedIn

André Barrantes   Costa Rica

É CEO e fundador da SHOGUN Monitor, empresa líder em desenvolvimento tecnológico e inovação no âmbito de canais de denúncia digitais na América Latina. É especialista no desenvolvimento tecnológico de canais de denúncia digitais, com presença na América e Europa.

Além disso, é especialista em formação digital e tecnologia especializada em matéria de Prevenção de Fraude Operacional e corrupção. É CEO e fundador da CAPACITA, empresa líder em formação especializada em temas de Prevenção de Fraude e Auditoria, onde formam profissionais de diversos setores, como financeiro, governamental, industrial, serviços e tecnologia, em mais de 20 países da América e Europa.

Nos últimos 3 anos, suas atividades de formação registraram mais de 100 mil inscritos.

Conformidade regulatória com a linha ética SHOGUN

Diretiva Europeia de Proteção ao Denunciante

ISO 37301: Sistema de Gestão de Cumprimento

ISO 37001: Sistema de gestão anti suborno

ISO 37002: Sistema de Canal de Denúncia

Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE

Programa Corporativo Anti Fraude

COSO:Comitê de Organizações Patrocinadoras da Tradeway Commission

 

Solicite uma demonstração

Saiba como o SHOGUN pode impactar positivamente sua organização